Saúde: Roda de Conversa sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT.

Através de uma Roda de Conversa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem (09) um dia de atividades voltadas para o público alvo (servidores municipais) das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. O tema abordado foi sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT.

A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) instituída, pela Portaria nº 2.836 de 1º de dezembro de 2011 tem por objetivo promover a saúde integral LGBT eliminando a discriminação e o preconceito institucional, bem como contribuindo para a redução das desigualdades e a consolidação do SUS como sistema universal, integral e equitativo.

Esta ação contou com o mediador Lauro Gabriel Bezerra, representando do Núcleo de Transmasculinidade RN Atrevidos e a participação de agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiras, conselheiros tutelares, fisioterapeuta, psicóloga e demais profissionais da saúde pública.

A Política tem sua marca no reconhecimento de que a discriminação por orientação sexual e por identidade de gênero incide na determinação social da saúde, no processo de sofrimento e adoecimento decorrente do preconceito e do estigma social a que está exposta a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.