Em: 9 de fevereiro de 2021

AGRICULTURA: Programa de distribuição de sementes crioulas

Nesta Segunda feira 08 de fevereiro de 2021, o secretário Jackson Douglas dos Santos responsável pela Secretaria de Agricultura Pecuária Pesca e Meio Ambiente de São Rafael- SEMA, juntamente com secretários de agricultura de diversos municípios do estado, diretores e gestores da EMATER, SEDRAF, Governadora Fátima Bezerra e a Deputada estadual Isolda Dantas, estiveram reunidos por meio de vídeo conferência, para tratar do Programa de Distribuição de Sementes Crioulas para o ano de 2021.
A ação coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) vai beneficiar milhares de agricultores familiares potiguares com 100 toneladas de sementes.
O Programa de Sementes Crioulas potiguar é o maior do Brasil e representa um investimento de R$ 1,1 milhão.
Segundo o secretário, em 2021 o programa vai distribuir mais de 17 variedades de diferentes materiais genéticos, de sementes de feijão, arroz, favas e sorgo, mostrando a diversidade de sementes que existem no estado.
O Programa Estadual de Sementes Crioulas busca fortalecer a sustentabilidade das unidades familiares, estimulando a utilização de sementes localmente adaptadas à realidade ambiental e social da agricultura familiar do RN.

As sementes crioulas são materiais vegetais historicamente plantados pelas famílias rurais, sendo mais adaptadas as condições climáticas (com ciclo de secas periódicas) típicas da maior parte do território potiguar.

A distribuição está inserida no Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes) e permite que o governo do RN compre as sementes de cooperativas, associações e outras organizações da agricultura familiar. O programa é executado em parceria com entidades da sociedade civil, vinculadas à Articulação do Semiárido Potiguar (ASA) e movimentos sociais, e Conab.
Com essa iniciativa governamental, queremos garantir a produção de alimentos saudáveis, a segurança alimentar e nutricional e o fortalecimento social e econômico das organizações produtivas de base familiar”, disse o titular da Sedraf, Alexandre Lima.

PREFEITURA DE SÃO RAFAEL – MAIS TRABALHO, MAIS AVANÇO!

Banner Zica 02