100 anos de Elizabeth Teixeira e sua história em São Rafael.

No último dia 13, comemorou-se os 100 anos de vida e luta de Elizabeth Altino Teixeira, ou Dona Marta, como era conhecida na Antiga Cidade de São Rafael-RN.

Aguerrida, valente e preocupada com as questões sociais, Elizabeth foi a primeira mulher a liderar uma das Ligas Camponesas – instrumentos de organização e luta pela reforma agrária – após o assassinato de seu marido, João Pedro Teixeira, em 1962.

Tornando-se símbolo de resistência e esperança para todos os trabalhadores e trabalhadoras que reivindicavam melhores condições de vida no campo, Elizabeth Teixeira foi perseguida pelos agente de repressão da Ditadura Militar, sendo forçada a se refugiar na “Velha São Rafael”. Sob o nome de Marta Maria Costa, Elizabeth trabalhou como lavandeira e professora, deixando seu legado em nossa comunidade.

Em seu centenário, o nome de todos os moradores de São Rafael, compartilhamos os votos de felicidade e saúde. Esperamos que seu exemplo de busca pela igualdade social nos inspire nas batalhas a serem travadas por uma São Rafael mais digna e igualitária.

“A luta não pode parar. Enquanto se diz que tem fome e salário de miséria, o povo tem que lutar.”

Legenda por: Arthur Santos (Historiador)

Pular para o conteúdo