Em: 18 de janeiro de 2018

CRAS: novo grupo de gestantes terá início em fevereiro

O grupo foi planejado para prestar apoio psicossocial as gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família do município de São Rafael, a proposta do projeto é acolher as gestantes e atendê-las em suas demandas psicossociais através de um espaço de escuta e convivência social, onde possam partilhar suas vivências e sentimentos em relação à gestação. O objetivo principal do projeto é minimizar possíveis situações de vulnerabilidade social e estimular o vínculo afetivo entre mãe e bebê. O grupo ocorrerá semanalmente, sendo ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ 12 encontros, em um período de 3 meses. Durante os encontros serão realizadas palestras sócio educativas, esclarecimento de dúvidas, entre outras atividades. Além disso, as gestantes serão convidadas a refletir sobre temas como a importância do pré-natal, a amamentação, a importância da alimentação saudável, Importância da atividade física e conscientização corporal, a fase delicada do estado puerperal, a educação e a importância da mãe/família/comunidade na constituição da personalidade do bebê/criança, Vínculo afetivoA importância da triagem neonatal, através de palestras com os profissionais do NASF e dinâmicas de grupo e ao final do grupo receberá cada uma um kit gestante.

Para se inscrever a gestante deve procurar o CRAS levando documentos pessoais e número do NIS, salientando que a gestante que faltar por 3(três) vezes sem justificativas a mesma será substituída por outra gestante que esteja no cadastro de reserva, além de não poder receber o kit gestante.

Para que seja realizado o acompanhamento familiar a gestante, contamos com a equipe  multiprofissional com Assistente Social e Psicóloga, os quais realizam atendimento individualizado familiar, visitas domiciliares para conhecer a realidade de nossas gestantes e encaminhamentos diversos para toda a rede de proteção social do município.

Assim, vem trabalhando a Assistência Social de nosso município, buscando contribuir com o acesso às políticas públicas para as famílias Rafaelenses, priorizando os segmentos sociais que mais necessitam de nossa intervenção.

REQUISITOS:

1.    COMPROVAR QUE RESIDE NO MUNICÍPIO (COMP. DE RESIDENCIA)

2.    FAMILIA BENEFICIARIAS NO BOLSA FAMILIA (CARTÃO SUS)

3.    NO ATO DA INSCRIÇÃO A GESTANTE DEVERA TER NO MÁXIMO CINCO (5) MESES DE GESTAÇÃO DEVIDAMENTE COPROVADO COM O CARTÃO DE GESTANTE

4.    A GESTANTE QUE FALTAR POR TRÊS(3) VEZES NÃO RECEBERÁ O KIT GESTANTE E SERÁ SUBSTITUIDA POR OUTRA QUE ESTEJA NO CADASTRO RESERVA,

Documentação necessária :

·         Documento pessoal com foto,

·         Comprovante de residência;

·         Cartão do bolsa família;

·         Carteira de gestante

Obs: o encontro acontecerá toda terça feira.

Horário: as 9h da manhã no CRAS.

Inicio das inscrições:22/01/2018

Final das inscrições:02/02/2018

Inicio do grupo de gestante: 06 de fevereiro de 2018.